sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ernando e a Pedra do Reino

Historiador, escritor, cordelista e detentor de várias homenagens, Ernando Alves de Carvalho é um profundo conhecedor dos episódios que marcaram a Pedra do Reino e a trajetória do Movimento Sebastianista como um todo, mesmo antes dele encontrar seguidores e se estabelecer em São José do Belmonte entre os anos de 1836 e 1838.

Para a nossa grata satisfação, o encontro de parte do nosso grupo com o senhor Ernando na Pedra do Reino, enquanto aguardávamos a chegada dos heróis que acompanhavam a Cavalgada, proporcionou momentos de grande aprendizado sobre essa história, a qual nos foi transmitida com riqueza de detalhes e entusiasmo. 

Para entender um pouco dela, vale a pena ler o folheto acima, escrito por ele mesmo. Em pleno período da escravatura, a promessa de os feios ressucitarem bonitos, os pobres ricos e os negros brancos, atraiu uma legião de seguidores que achavam que, através do sacrifício humano poderiam trazer de volta à vida o rei Sebastião de Portugal. Junte-se à isso chás alucinógenos e histórias de traição e aí estão os ingredientes de uma história que não fica nada a dever aos filmes ou livros mais criativos e asusstadores.

No final do nosso encontro, o senhor Ernando presenteou a todos com diversos livros e cordéis de sua autoria sobre o assunto. Foi sem dúvida uma grande satisfação conhecer e ter a oportunidade de interagir com senhor Ernando, a quem deixamos aqui, uma vez mais, os parabéns pelo seu trabalho e os sinceros agradecimentos pela aula e pela acolhida.

2 comentários:

  1. Vcs iram postar as fotos das daminhas da cavalhada? as fotos que foram tiradas em São José do Belmonte, na tarde do sábado dia 25?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos serão publicadas no site até o início de julho. Como relação às fotos das daminhas especificamente, peço-lhe a gentileza de enviar a sua solicitação para contato@jornadasfotograficas.com.br. Com ela, poderemos fazer uma seleção e enviar por email.

      Excluir