segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um ótimo 2013, com boas lembranças de 2012!


Amigos(as) Jornadeiros(as),

Parece que foi ontem que embarcamos no micro-ônibus para explorar Santa Maria da Boa Vista, morro acima e cidade abaixo. Em seguida, nos embrenhamos pela mata em uma longa caminhada até a Cachoeira dos Payayás, deixando muita gente sem fôlego mas com diversão garantida nas suas águas geladas. Na pousada de Pindobaçú, o show musical deixou lembranças em todos os que tentavam dormir, e que jamais serão esquecidas. Mal nos recuperamos da aventura e já era hora de ir fotografar as feiras livres de Petrolina. Estivemos no João de Deus, na COHAB Massangano, no Ouro Preto e na Areia Branca, e clicamos de tudo: dos feirantes aos produtos, das carnes às roupas, das expressões aos detalhes. A diversão no entanto não acabou aí: depois de selecionado o material, nós projetamos, montamos, fizemos o test-drive e finalmente conduzimos um varal de 30 metros  de comprimento pelas feiras, para espanto e admiração desse mesmo público. Em junho desembarcamos na Jecana do Capim onde, além de fotografar a tradicional corrida de jegues, nós nos mandamos para cima do morro vizinho, em meio às rochas e à vegetação, para conseguir belas paisagens da região. Aproveitando o embalo, eliminamos o descanso do meio do ano e invadimos casa do Pai Adilson em julho para registrar todo e cada detalhe da Festa de Oxóssi madrugada adentro. O segundo semestre começou com um roteiro pelo patrimônio arquitetônico de Petrolina, através do qual pudemos conhecer e fotografar locais como o Colégio Dom Bosco e o Auxiliadora, além de aprender um pouco mais da história da cidade. O que se seguiu depois foi uma sucessão de viagens que imprimiu ritmo acelerado às nossas atividades do segundo semestre: estivemos em setembro em Triunfo, em outubro na Chapada do Araripe e em novembro em Jacobina e Miguel Calmon. Em Triunfo o tão esperado frio deu lugar a muitas caminhadas pela cidade, com direito à teleférico, cachaçaria e Luiz Gonzaga. Na Chapada conhecemos diversos geossítios, fizemos trilhas e tomamos banho de cachoeira. E, é claro, fomos bater ponto na estátua do Padre Cícero. Jacobina também teve muitas trilhas e cachoeiras, tantas que alguns jornadeiros já até fizeram promessa de ano novo para entrar na academia, e assim se preparar melhor para as próximas. Fechamos o ano com chave de ouro com um acampamento na lha da Amélia, com direito à música de primeira qualidade, churrasco, céu de estrelas, mangas e banho de rio. No final, um almoço com 32 amigos coroou o ano intenso.

Foi um ano de muitos encontros, muitas aventuras e muitas descobertas. Foi o ano de estreitar ainda mais os nossos laços de amizade e, não menos importante, de formar novos laços com os jornadeiros recém-chegados. Tivemos Festa de Iemanjá em Salvador, inúmeras Fotobarfias, Casabarfia, festa de segundo aniversário no Matingueiros, exposição Ilha do Rodeadouro nas feiras livres, varal circulante, exposição 18x2 no Centro de Cultura João Gilberto (e posteriormente na UNIVASF de Juazeiro e de Petrolina), entrevistas nas rádios, oficina de estúdio, livro comemorativo, minicursos e palestras, calendário da CLAS, ABC do Caboclo, filme sobre as Jornadas Fotográficas e a festa de final de ano com amigo e inimigo secreto.

Quando eu relembro o nosso ano de 2012, eu fico apenas me perguntando: o que mais eu poderia desejar para 2013? A resposta não demora e não poderia ser outra: eu quero apenas que o ano novo seja tão bom quanto o ano que se encerra hoje. Que ele nos proporcione uma reedição de todas as emoções, risadas, histórias, diversão, descobertas, aventuras, convívio, aprendizado e belas imagens que marcaram esses últimos doze meses. Que os cenários sejam diferentes, mas que o restante seja preservado, por muitos e muitos anos. Obrigado por tudo, cada um de vocês é peça fundamental na construção dessa belíssima história que escrevemos todos os dias. E vamos que vamos, ainda temos muito pela frente. Feliz Ano Novo e que com ele os seus sonhos possam virar realidade e, não menos importante, que muitos novos sonhos apareçam e façam fila para ocupar o espaço deixado pelos que se concretizaram!

Um grande abraço,
Marcus.

3 comentários:

  1. Puta que pariu! Puta que pariu! Como é difícil admitir que um forasteiro venha de são Paulo para agitar uma turma tão crescente como essa. Como é difícil admitir que ele veio de tão longe para mostrar a aos nativos os arredores e minúcias da região!
    E agora vendo esse texto, agradeço a invasão paulista que se faz de Ponte e consegue juntar a cultura de Juazeiro e Petrolina num grupo que tem representantes de vários estados do Brasil e até do exterior.
    Obrigado Marcus pela sua presença na nossa região e nas nossas vidas. Espero que coisas maravilhosas sejam sempre repetidas e que boas novas aconteçam em 2013. Você hoje faz parte da nossa família.
    Um Abraço,
    Zé Carlos

    ResponderExcluir
  2. Com as Jornadas Fotográfica, a região pôde ter novos olhares sobre suas riquezas naturais e culturais. Muito mais do que isso, as jornadas irão deixar para gerações futuras todo um incrível registro visual da nossa região, que alia beleza, percepção, sensibilidade e naturalidade.
    Parabéns aos Jornadeiros, Que venham novas expedições!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Jorge! Suas palavras representam um grande incentivo para o nosso projeto. Em nome de todo o grupo, muito obrigado!

    ResponderExcluir