segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Convocação para a 23ª Jornada Fotográfica - Jacobina


Depois de Pernambuco (Triunfo) e Ceará (Nova Olinda, Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte), chegou a vez de irmos para a Bahia para conhecermos a cidade e as famosas cachoeiras de Jacobina (~240Km de Petrolina), porta de entrada para a Chapada Diamantina.

A saída será na sexta-feira 16/11 e na tarde desse mesmo dia aproveitaremos a tarde para fazer um passeio na região. Outros passeios acontecerão no dia 17 inteiro e na manhã do dia 18. A programação completa será informada em breve, mas irá contemplar locais selecionados entre o povoado de Itaitú (cachoeiras do Piancó, Véu de Noiva, Araponga e Pirâmide, além do poço da Geladeira), a cachoeira do Paulista, as cachoeiras da Viúva, dos Amores e do Brito, o Parque Sete Passagens (em Miguel Calmon) e a própria cidade de Jacobina, com atrações como o Alto do Cruzeiro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sanfona e tamarindo

Faz um ano que estivemos em Cabloco (Afrânio-PE) para acompanhar a 8ª Festa do Tamarindo, durante a 11ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco. Agora, é com prazer que vemos a fotografia do nosso amigo e jornadeiro Maurício André, feita naquela época, sendo usada para promover a 9ª edição dessa mesma festa, a qual irá acontecer no perído 23 a 25 de novembro (cartaz acima). Parabéns Maurício André, parabéns a todos os que organizam a festa. Para quem ainda não conhece, vale a pena se programar e ir conferir.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Na companhia de Gonzagão e Padre Cícero


Para quem já participou de uma jornada, seria desnecessário dizer que foram três dias intensos, com uma programação variada, repleta de excelentes temas fotográficos, muita diversão e alegria. O que mudou dessa vez foi o cenário, localizado em geossítios do Geopark Araripe, no sul do Ceará, e os novos jornadeiros Leonardo e Marina (vindos especialmente de São Paulo) e Tereza, além da Sandra (pela segunda vez consecutiva vindo de Recife para uma jornada fotográfica conosco), entre os 25 jornadeiros que lotaram o microônibus.

Na sexta-feira começamos o dia ainda em Pernambuco, no Parque Aza Branca em Exú-PE, onde conhecemos o Museu do Gonzagão, com documentos e objetos da sua trajetória de vida, a casa onde ele viveu os seus últimos anos, o mausoléu onde ele está enterrado e a casa de seu pai Januário. Depois de mais algumas horas de viagem visitamos o geossítio Pedra Cariri, em Nova Olinda-CE, e depois o geossítio Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri-CE.

No sábado, depois de uma rápida passagem pelo Arajara Park, foi a vez de conhecermos os geossítios Riacho do Meio em Barbalha-CE e Cachoeira de Missão Velha, em Missão Velha-CE.

O domingo de manhã foi reservado para o geossítio Colina do Horto, em Juazeiro do Norte-CE, onde está localizada a famosa estátua do Padre Cícero, e onde fica também o museu em sua homenagem. Numa verdadeia aula de Brasil, tivemos a chance de conhecer de perto esse lugar tão procurado por romeiros de todo o país e presenciar de perto a força da sua devoção a uma das figuras religiosas e políticas mais importantes de todo o nordeste, além de conhecer um pouco mais sobre a sua história.

De tarde almoçamos no Crato e tomamos o rumo de casa, onde chegamos por volta das 21:30hs, após cinco horas e meia de viagem, embaladas por uma grande festa que tomou conta do nosso microônibus. Cansaço após toda atividade, esforço físico e pouco sono dos últimos dias? Que nada, nossos jornadeiros querem é se divertir, ainda que seja rodando sobre o asfalto, e para isso não faltou música dos anos 80 e 90 em alto volume, pista de dança e até iluminação de festa, proporcionada pelos milhares de disparos dos flashes das máquinas que registraram toda essa animação ambulante. Foi mais uma jornada memorável, que deixará lembranças eternas e que ainda irá render histórias por muito e muito tempo!

sábado, 6 de outubro de 2012

Dezessete fotógrafos em Triunfo

Dessa vez o nosso passeio é composto por 172 imagens produzidas por 17 participantes da 21ª Jornada Fotográfica realizada em Triunfo nos últimos dias 7, 8 e 9 de setembro. Ele começa no lago em torno do qual a cidade é organizada (na verdade, trata-se de um açude em formato de mapa do Brasil). Depois, visitamos o Teatro Guarany, cartão postal da cidade construído em 1922, no embalo do movimento modernista, andamos pelas ruais centrais onde estão localizados belíssimos casarões históricos com as suas fachadas coloridas, portas e janelas, apreciamos um pouco da natureza e das flores que são vistas em abundância na região, aprendemos que os caretas com as suas máscaras coloridas são uma manifestação cultural importante do local, visitamos o interior de igrejas e capelas, conhecemos a história de Lampião e seus companheiros no Museu do Cangaço, observamos alguns tipos nas ruas, percorremos a feira de sábado, andamos de teleférico morro acima e finalmente apreciamos a paisagem noturna. No dia seguinte, começamos pela principal igreja e seguimos para o antigo convento Stella Maris, onde hoje funciona um hotel, esticamos até a Casa Grande das Almas e nos deliciamos com a observação de detalhes que só uma cidade como Triunfo pode oferecer. Se você já conhece, vai gostar de rever. Senão, vai querer programar logo a sua viagem. Bom proveito!