Continua até o final desse mês a exposição organizada pelo professor Euriclésio Sodré, da UNIVASF de Juazeiro, em homenagem ao Mês da Consciência Negra que está sendo comemorado em todo o Brasil. Seis jornadeiros ofereceram as suas contribuições, retratando diversos momentos da vida e da cultura dos afro-descendentes em nosso território. Vale a pena conferir.
Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Exposição Mês da Consciência Negra
Continua até o final desse mês a exposição organizada pelo professor Euriclésio Sodré, da UNIVASF de Juazeiro, em homenagem ao Mês da Consciência Negra que está sendo comemorado em todo o Brasil. Seis jornadeiros ofereceram as suas contribuições, retratando diversos momentos da vida e da cultura dos afro-descendentes em nosso território. Vale a pena conferir.
Evandro Teixeira e a Jornada Fotográfica
Evandro Teixeira, ícone da fotografia brasileira, fotógrafo do Jornal do Brasil por quase 50 anos e um dos maiores nomes do fotojornalismo nacional, com diversos livros publicados, vários deles inclusive com a temática do nordeste e do sertão, ministrou palestra no último sábado, dentro da programação do II ECOVALE - Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, realizado pela UNEB em Juazeiro. terça-feira, 15 de novembro de 2011
Fotos da 11ª Jornada
Com 148 imagens selecionadas entre as produções de 20 dos 24 fotógrafos participantes da 11ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco, realizada nos dias 29 e 30 de outubro em Caboclo, já está disponível a página que ilustra a diversidade e a sensibilidade dos olhares do nosso grupo sobre esse local que é ao mesmo tempo tão singelo e tão rico (para acessar, é só clicar aqui). quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Implacável
Para enfrentar o sol implacável que nos acompanha nas jornadas diurnas, nada melhor do que um confortável chapéu que oferece ampla proteção nas laterais e também nas costas, e é feito de tecido maleável para não atrapalhar o uso da máquina fotográfica. Adquirido por mim no Mercado São José em Recife, e decorado com uma bela logomarca personalizada, criada e impressa pelo jornadeiro Maurício André, ele já pode ser visto na região, circulando nas cabeças dos fotógrafos mais animados e dispostos de todo o Vale do São Francisco!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Exposição no I Simpósio de Práticas Integrativas




Caso alguém não tenha tido a oportunidade de estar no Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro para prestigiar a nossa exposição coletiva, seguem acima algumas imagens do local. O jornadeiro e coordenador da exposição foi o Tiago Alves Calábria, que também concedeu entrevista para a TV São Francisco. Para assistir, é só clicar aqui. O release que eu preparei para a exposição segue reproduzido:CULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
As imagens da presente exposição foram produzidas por participantes do projeto Jornadas Fotográficas do Vale do são Francisco (www.jornadasfotograficas.com.br) e tem como tema manifestações culturais e representações do patrimônio cultural material e imaterial localizado em Petrolina, Juazeiro e no Vale do São Francisco de uma forma geral. Muitas dessas imagens foram feitas nas saídas mensais realizadas pelo grupo, outras foram produzidas de maneira isolada pelos participantes do projeto. De uma forma geral, elas revelam a diversidade e a riqueza da cultura regional, que pode ser identificada em eventos tradicionais, como é o caso da Missa do Vaqueiro e do São Gonçalo, mas também incluem a arquitetura regional, a religiosidade do Candomblé, o estilo de vida das comunidades rurais, como é o caso da Ilha do Massangano, a música e a dança, como por exemplo o Samba de Véio, além de flagrantes da espetáculos teatrais e outras produções artísticas registradas pelas lentes dos nosso fotógrafos. Através do olhar atento de cada um deles, a nossa observação se torna mais apurada, as nossas emoções se manifestam de forma mais evidente e o sentimento que fica é de que a cultura é pedra fundamental na vida cotidiana e na história do Vale do São Francisco.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Convocação para a 12ª Jornada
