terça-feira, 26 de julho de 2022

Convocação para a 104ª Jornada Fotográfica


A 104ª Jornada Fotográfica acontecerá no próximo dia 30 de Julho, sábado, na Serra da Pimenta, município de Casa Nova, Bahia.

Tanto a serra quanto o seu entorno exibem grande beleza natural, com lagos e vegetação típica da caatinga. Todo o local é de propriedade da empresa DZ7, que possui uma pedreira no lugar. A entrada é restrita, mas foi liberada para o nosso grupo neste sábado após tratativas com o dono do empreendimento. Nós iremos visitar duas propriedades neste dia: na primeira, caminharemos ao lado da pedreira, em direção a uma lagoa de grande beleza. Na segunda propriedade faremos uma trilha plana, culminando com a subida em aclive leve em um dos extremos da Serra da Pimenta, de onde a vista da região é ampla e o pôr-do-sol é espetacular.

O encontro será na praça do Centenário (ao lado da igreja Matriz, no centro de Petrolina) às 12:30 deste próximo sábado dia 30 de Julho. Nós iremos com carros próprios, por isso preciso saber quem vai e se pode ir de carro também. Assim saberemos com antecedência se haverá vaga para todos os interessados.

São cerca de 50Km de asfalto do centro de Petrolina até a entrada para a Serra da Pimenta, ao longo do qual há trechos com diversos buracos. Em seguida, entraremos à esquerda e percorreremos cerca de 4Km em estrada de terra até a entrada da pedreira. O local é aberto e arejado, mas ainda assim é recomendável que todos usem máscaras e tragam álcool para as mãos.

A previsão é chegarmos na pedreira às 14:00h, onde uma pessoa da empresa nos acompanhará durante todo o passeio. Na primeira propriedade ficaremos até cerca de 15:30, quando então voltaremos aos carros e seguiremos em direção à segunda propriedade. Lá ficaremos até cerca de 17:30h, quando então retornaremos para Petrolina, com previsão de chegada para às 19:00h.

As caminhadas serão curtas, à exceção da segunda propriedade, onde andaremos a pé por cerca de 1.600m até a chegada no nosso destino. Entretanto, as trilhas são planas e não oferecem maiores obstáculos. Tanto na primeira quanto na segunda propriedade os que quiserem  poderão subir na serra (aclive acentuado na primeira e leve na segunda).

No local existem muitas pedras (inclusive quebradas e pontiagudas), além de galhos secos e cobras. Assim, é recomendável usar botas, calças jeans compridas e bastante proteção solar. No local não há nada, assim é importante trazer água suficiente para toda a tarde e lanches se for o caso.

Depois da chegada em Petrolina, por volta das 19:00h, estamos planejando um almoço (ou jantar, como quiserem) de confraternização no Bodódromo.