terça-feira, 12 de março de 2019

Convocação para a 87ª Jornada Fotográfica - Toca do Angico e Toca da Tiquara


A Jornada deste mês (março) acontecerá nos próximos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) no município baiano de Campo Formoso, situado a cerca de 150Km de Petrolina/Juazeiro. A ideia é conhecer a cidade no sábado e, no domingo, visitar as grutas mais próximas do centro, respectivamente a Toca do Angico e a Toca da Tiquara.

O plano é sair de Petrolina às 13:00h do sábado, dia 23, com previsão de chegada em Campo Formoso às 16:00h. Na chegada iremos deixar as coisas na pousada e subir até o mirante para ter uma vista panorâmica da cidade e da região, que fica na encosta da serra da Jacobina. De noite jantamos, damos uma volta pela cidade e dormimos para acordar cedo no dia seguinte.

No domingo tomamos café e seguimos direto para a Toca do Angico. Em seguida, nos deslocamos para a Toca da Tiquara. Essas viagens são curtas mas ainda assim envolvem trechos de terra e asfalto. As grutas não são muito grandes mas ainda assim são muito bonitas. Não haverá longas caminhadas, pois é tudo perto, e um guia local nos acompanhará o tempo todo.

Quando sairmos da Toca da Tiquara iremos almoçar num restaurante nas proximidades e seguiremos de volta para Petrolina, onde esperamos chegar por volta das 19:00h.

Campo Formoso possui inúmeras grutas, duas das quais já foram visitadas por nós em novembro de 2015 (Gruta do Sumidouro e Toca da Barriguda). A presente Jornada será muito menos cansativa do que a anterior, já que os trajetos serão curtos e iremos melhor preparados. Será uma oportunidade ímpar para conhecermos melhor esta região tão diferenciada e ao mesmo tempo tão próxima de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário