quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Da beira da estrada ao pé do serrote


Desta vez foram menos participantes mas nem por isso a 65ª Jornada foi menos interessante que as demais. Acordamos cedo no domingo (04/12) e já por volta das 7:30 parávamos o carro no acostamento da estrada para fotografar os vaqueiros que vinham em grande quantidade pelo asfalto. Depois desse desfile, eles entraram lentamente pelo acesso ao Serrote do Tirano, que era ocupado por fiéis (os romeiros), curiosos e autoridades da igreja. Seguimos acompanhando o cortejo de vaqueiros e romeiros, liderado, entre outros, pelo bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis.

Depois que foram todos acomodados no anfiteatro que fica no pé do serrote, teve início a celebração religiosa que atraiu atenção de todos e teve ampla participação das comunidades presentes. O final foi marcado pela distribuição de almoço e rapadura.

Foi uma manhã de muito sol, calor e poeira, mas que foi amplamente recompensada pelas fotos marcantes de vaqueiros, romeiros e líderes religiosos, sem contar as belas paisagens da caatinga que podem ser colhidas no lugar. Depois de almoçarmos e nos refrescarmos na casa PET de Lula Insemina, entramos no carro por volta do meio-dia e fomos tomar cerveja gelada na orla de Petrolina para espantar o calor e animar a conversa que se estendeu pela tarde adentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário