terça-feira, 27 de setembro de 2016

Cavalgada e Missa em Pernambuco quase Bahia

O dia começou cedo, ao mesmo tempo em que o sol emitia os seus primeiros sinais. Nos reunimos às 5:30 na praça do Centenário e partimos logo em seguida, em dois carros, para o assentamento Nossa Senhora de Fátima, localizado cerca de 50Km do centro de Petrolina e situado a apenas 1,5Km da divisa entre Pernambuco e Bahia.

Lá, procuramos identificar os nossos contatos e aguardamos pelo ônibus que nos levaria de volta até o asfalto, para a escola de onde partiria a calvagada. As coisas não sairam exatamente como o planejado, pois poucos vaqueiros compareceram à cavalgada e não havia o prometido carro aberto para que pudéssemos acompanhar e fotografar ao mesmo tempo. Ainda assim, tomamos café da manhã e seguimos a cavalgada em dois carros fechados (um deles o carro de som onde estava o aboiador), fazendo paradas no caminho de terra para fotografar.

Uma vez no assentamento, registramos a chegada dos vaqueiros com a fanfarra do Petrape, assistimos a missa e os batizados, e finalmente almoçamos. Tudo, naturalmente, bastante explorado em termos fotográficos, apesar do sol e do calor intensos.

Depois do almoço, voltamos aos nossos carros e fizemos o caminho de volta, chegando em Petrolina por volta das 15:00h.

Deixamos aqui registradas as boas-vindas aos novatos Simone, Guinter e Marinoel. Também, os nossos agradecimentos para o Wellington, que sempre nos mantém informados de eventos de interesse do grupo e não mede esforços para que tudo corra da melhor forma possível, sempre.

Nas fotos acima, (i) aguardando a saída da cavalgada na estrada, (ii) recebendo a cavalgada no assentamento, já quase ao término da mesma, (iii) posando um pouco antes do início da missa e (iv) confraternizando com Lourival Aboiador, ao término da missa, durante uma das suas inúmeras performances.

6 comentários:

  1. As jornadas acontecem com que frequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os meses, exceto janeiro e julho.

      Excluir
    2. Que ótimo! Obrigada por responder. Olha, por equanto eu estou sem câmera, mas tiro ótimas fotos com meu celular mesmo (um iphone) ... Eu poderia, ainda assim, participar das Jornadas? ou existem restrições?

      Excluir
    3. Restrição nenhuma, ao contrário. Para participar, basta enviar um email para jornadasfotograficas@gmail.com que eu adiciono você no nosso grupo de discussões e você fica sabendo da nossa programação de Jornadas futuras.

      Excluir
  2. Gostaria de ver as foto da missa do vaqueiro Sebastião do é no sitio porteias

    ResponderExcluir
  3. James,

    Não há previsão, pois publicamos apenas as fotos das Jornadas oficiais.

    Abraço.

    ResponderExcluir