terça-feira, 9 de agosto de 2016

Missa, argolinhas e forró


Dessa vez o espírito jornadeiro esteve presente através de apenas três representantes. Mas nem por isso a 61ª Jornada Fotográfica, ocorrida na Missa do Vaqueiro realizada na Fazenda Atoleiro neste último sábado, deixou de ser interessante, divertida e provida de um universo imagético rico e diverso.

Chegamos de carro por volta das 9:00h e fomos logo conhecer o espaço da festa e algumas das pessoas que já estavam circulando por lá. Enquanto o movimento maior não começava, aproveitamos para explorar os caldeirões rochosos situados ao fundo do descampado onde ocorreria o evento.

A Missa do Vaqueiro foi celebrada às 10:00 pelo padre Carlos, de Carnaíba do Sertão. Na parte da tarde houve uma corrida de argolinhas e, na parte da noite, um forró. A missa em si não é um evento de grandes proporções, mas ainda assim reúne algumas dezenas de vaqueiros que vem de sítios e fazendas próximas.

Depois da missa, os vaqueiros e visitantes fizeram uma pausa para o almoço, que se estendeu em longas e agitadas conversas, ao som de um animado trio de forró, até o meio da tarde. Tanto durante a missa como neste almoço prolongado, fomos brindados com os aboios do seu Mundinho, um dos mais importantes e conhecidos vaqueiros da região. Uma barraca do Adilsão, da loja Coisas do Sertão, comercializava itens como chapéus de couro, perneiras, arreios e outros acessórios para vaqueiros e curiosos. Quando o sol perdeu o vigor teve início a corrida de argolinhas, foi para lá que se deslocaram todos. Enquanto a noite se aproximava, muitas outras pessoas iam chegando para participar do forró que seguiria noite adentro.

Saimos de lá debaixo de um céu repleto de tons azulados e amarelados intensos, minutos antes de a escuridãotomar conta do local e embalar os vaqueiros e visitantes que ainda mostravam disposição para dançar depois de um dia debaixo de sol escaldante e muita poeira.

Registramos aqui os nossos agradecimentos para Dilma Macêdo, por nos informar do evento e também por nos receber no local no dia, assim como ao Seu Mundinho, um anfitrião igualmente gentil e atencioso.

5 comentários:

  1. car@s
    envio link de congresso de fotografia a ser realizado na univasf em setembro.
    mais informacoes no site:
    http://congressodefotografia.yolasite.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcus,Vc poderia me mandar todas as fotos dessa missa?Por favor!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcus,Vc poderia me enviar todas as fotos dessa missa? por favor!

    ResponderExcluir
  4. Meu Whatsapp é 74 8805 8786
    São belas reliquias essas fts

    ResponderExcluir