Será inaugurada no próximo dia 07/08, terça-feira às 18:00hs, no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro (BA), a exposição coletiva "18x2" do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco. Parte integrante da programação do Aldeia do Velho Chico do SESC Petrolina, e contando com o apoio dessa mesma instituição, a exposição apresenta uma retrospectiva da produção dos seus participantes durante as dezoito jornadas realizadas nos dois anos de existência do projeto, os quais serão comemorados no próximo mês de setembro.
A exposição, que ficará aberta à visitação até o dia 31/08, apresenta 50 fotografias 40x55cm de autoria de 47 participantes, cobrindo todas as 18 jornadas realizadas entre setembro de 2010 e junho de 2012, as quais mostram aspectos da cultura, das belezas naturais e do estilo de vida na região do Vale do São Francisco. Além delas, um grande painel com tamanho 100x100cm reune 300 imagens que mostram os participantes em ação nos diferentes locais visitados pelo grupo nesses últimos dois anos, capturando as imagens que depois foram apresentadas e analisadas para posterior publicação no site www.jornadasfotograficas.com.br.
O texto de apresentação da exposição é de Márca Guena, coordenadora do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Bahia em Juazeiro, e o texto de apresentação do projeto é de Cecílio Bastos, jornalista em Juazeiro/BA. Sejam todos muito bem-vindos!
Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Festa de Oxossi na casa do Pai Adilson
Nada mais nada menos do que 22 jornadeiros participaram da 19ª Jornada Fotográfica realizada no último dia 14 de julho durante a Festa de Oxossi na casa do Pai Adilson em Petrolina. Das 20:00hs do sábado até cerca de 3:00hs do domingo, pudemos direcionar os nossos olhares e as nossas máquinas para as manifestações de fé, as coreografias, as vestimentas e tudo mais que faz desse evento uma grande e importante celebração, captando detalhes, expressões e movimentos que muitas vezes passam desapercebidos aos menos atentos, mas que atestam a sua riqueza e o seu grande valor cultural e religioso. Nosso grupo foi, como em outras ocasiões, recebido com imenso carinho por Pai Adilson e os demais presentes, a quem, por isso, somos mais uma vez bastante agradecidos. Em breve iremos nos reunir para apresentar e analisar o material produzido, que em seguida será disponibilizado para visualização nesse mesmo blog. Aguardem!
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Exposição "Feiras Livres de Petrolina"
Com um grande comparecimento de jornadeiros, finalmente conseguimos levar a exposição "Feiras Livres de Petrolina" para a feiras COHAB/Massangano (no sábado, em cima) e João de Deus (no domingo, embaixo). Não foi fácil coordenar o time que desfilou entre as barracas carregando onze cabos de vassoura que sustentavam trinta placas de poliestireno com sessenta fotos no total, mas o entusiasmo tomou conta do grupo e o resultado foi fantástico. Comentários de todo o tipo foram ouvidos durante o percurso, desde os de simples admiração e reconhecimento, até os emocionados ou ainda de frustração por não terem encontrado as suas imagens entre as que foram selecionadas para a exposição. Em todo caso, foi uma ótima experiência que pretendemos repetir no futuro, em especial nas feiras Ouro Preto e Areia Branca. Tudo foi amplamente fotografado e filmado, e em breve esse material estará sendo disponibilizado para que todos vejam e compartilhem da nossa alegria em realizar esse tipo de trabalho.
Obrigado a todos que participaram, em especial aos que colaboraram com a captura das imagens apresentadas, com a disponibilização de recursos financeiros para a produção da exposição, com a montagem física do varal fotográfico e com o transporte do mesmo nas feiras nesses dois dias. Tudo isso reforça o nosso espírito de grupo, projeta o nosso trabalho, conquista o reconhecimento da sociedade e serve para consolidar os nossos laços de amizade em torno da fotografia. Vocês são demais!
Obrigado a todos que participaram, em especial aos que colaboraram com a captura das imagens apresentadas, com a disponibilização de recursos financeiros para a produção da exposição, com a montagem física do varal fotográfico e com o transporte do mesmo nas feiras nesses dois dias. Tudo isso reforça o nosso espírito de grupo, projeta o nosso trabalho, conquista o reconhecimento da sociedade e serve para consolidar os nossos laços de amizade em torno da fotografia. Vocês são demais!
domingo, 8 de julho de 2012
Convocação para a 19ª Jornada
A 19ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco acontecerá no próximo dia 14 de julho na casa do Pai Adilson em Petrolina. Pai Adilson é uma pessoa muito querida, que já nos recebeu outras vezes com imenso carinho, e que dessa vez nos convida para a festa de reinauguração do seu espaço, recém-reformado. Para nós, além da experiência de viver uma noite da fé e religiosidade, será mais uma oportunidade para registrar com os nossos olhares, as nossas máquinas e o nosso sentimento a riqueza desse encontro especial. Dessa vez, no entanto, na forma de uma jornada oficial, o que nos permitirá, depois, analisar as produções individuais e publicar os melhores trabalhos no site. Uma oportunidade ímpar, ninguém pode perder!
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Preparando a exposição das feiras
Depois de arrecadar recursos entre os próprios companheiros jornadeiros para viabilizar a impressão das fotos e a aquisição de materiais de produção, finalmente conseguimos fazer a montagem da exposição "Feiras Livres de Petrolina", que será apresentada nos próximos dias 07/07 na feira COHAB/Massangano e 08/07 na feira João de Deus.
Com 60 imagens selecionadas pelo grupo entre as que foram produzidas durante a realização da 16ª Jornada Fotográfica, a exposição será conduzida por nós mesmos em varais por dentro das feiras, permitindo dessa forma que feirantes possam ver o trabalho produzido sem precisar se ausentar das suas barracas.
Na noite de ontem, muita movimentação e a presença de treze jornadeiros que colaboraram com a montagem das 30 placas de poliestireno e depois com a fixação das mesmas no varal. Para encerrar a noite, um "test-drive" da exposição viva pelas ruas já silenciosas do centro da cidade. Tudo pronto para o grande dia.
Missa do Vaqueiro
Como energia e animação não faltam para esse grupo, no dia seguinte ao Forró da Espora lá estávamos nós reunidos novamente, dessa vez na orla de Petrolina, para aguardar a chegada dos vaqueiros que amanheceram no estádio municipal, depois de aproveitar o forró até o final, e fotografar a 71ª edição da Missa do Vaqueiro. Dentro do cercado onde ficaram autoridades e vaqueiros organizadores com os seus cavalos em frente ao palco, pudemos fotografar à vontade. Público em geral, vaqueiros, cavaleiros, aboiadores, padre e animais foram registrados com grande entuisasmo, apesar do sol fortíssimo e da terra espalhada pelo ar. No final, mais um dia de diversão garantida e boas imagens. Terminava assim uma semana movimentada para os nossos jornadeiros, com cinco encontros fotográficos praticamente seguidos (edição da exposição 18x2, oficinas de estúdio, Forró da Espora e Missa do Vaqueiro). Haja fôlego!
Forró da Espora
Sábado de noite, lá se foi um grupo de jornadeiros atrás de imagens no Forró da Espora, realizado no estádio municipal, na véspera da Missa do Vaqueiro. Com muito forró pé-de-serra (acordeon, triângulo e zabumba) e grande animação, o evento lotou de gente e encheu os olhos de todos os que procuravam boas fotografias no meio da multidão formada por um público variado, de jovens à idosos, de dançarinos veteranos à estreantes, de homens da cidade à vaqueiros da zona rural. Além dos que aparecem na foto acima, também estiveram presentes Alvany Santiago e Suzana Bisof.
Oficina de Estúdio
Exposição à vista
Mangas arregaçadas e muita disposição,um grupo expressivo de jornadeiros se reuniu para selecionar as imagens que irão compor a exposição "18x2", a ser realizada no próximo mês de agosto, e decidir o formato da mesma. No segundo encontro promovido com essa finalidade, totalizamos 10 horas de revisão da nossa produção em 18 Jornadas realizadas nos últimos 2 anos, e escolhemos as 50 imagens que farão parte da referida exposição. Um árduo trabalho, mas altamente recompensador!
Assinar:
Postagens (Atom)