segunda-feira, 5 de março de 2012

Informações sobre a 15ª Jornada


Seguem informações sobre a 15ª Jornada Fotográfica que será realizada nos próximos dias 17 e 18 de março, na Cachoeira dos Payayás, em Saúde - Bahia.

O nosso ônibus partirá no dia 17/03, sábado, às 15:00hs com destino à Pindobaçú, distante 175Km (~2 horas e meia) de Petrolina, onde pernoitaremos no Hotel Valmont. O nosso ponto de encontro, como de hábito, será em frente à Casa do Vinho, na orla de Petrolina. O restante do dia será usado de forma livre pelo grupo em Pindobaçú.

No dia seguinte, 18/03, domingo, nós iremos tomar café às 7:00hs no próprio hotel. Às 8:00hs em ponto nós embarcaremos num microônibus e numa van, que virão de Jacobina especialmente para nos apanhar e levar até o início da trilha que atravessa o Parque Ecológico dos Payayás, com destino à Cachoeira dos Payayás. Três guias também vindos de Jacobina nos acompanharão durante todo o percurso.

Quando descermos do microônibus e da van, nós iniciaremos um percurso de cerca de 1Km a pé por uma estrada de terra, até o início da trilha, e depois caminharemos por cerca de uma hora até chegarmos na cachoeira. A trilha não é difícil, mas é longa e às vezes estreita. Ela apresenta um certo aclive no início, mas depois se torna plana. Os guias que nos acompanharão estarão distribuídos de modo a manter todos sob vista o tempo todo, e se manterão um na frente, outro no meio e outro no final do grupo. Peço a todos que evitem se afastar e permaneçam sempre junto aos demais membros do grupo.

Uma vez na cachoeira, que fica num grande lago e oferece muitas possibilidades de fotografia, nós iremos permanecer lá por cerca de duas horas. Ao término desse tempo, nós faremos o caminho inverso e retornaremos ao hotel para fazer uma refeição, tomar um banho (quem quiser) e pegar as nossas coisas. É importante frisar que não há bares, restaurantes, quiosques ou qualquer outro lugar onde possamos nos abastecer de água ou qualquer tipo de alimento,  tanto no percurso quanto na cachoeira. Portanto, todos deverão trazer aquilo que irão consumir em suas respectivas mochilas, porém evitando excesso de peso, pois estaremos por nossa conta durante pelo menos 6 ou 7 horas. Eu estimo que deveremos chegar no hotel por volta das 15:00hs, e que estaremos saindo de Pindobaçú por volta das 17:00hs, com chegada em Petrolina prevista para as 20:00hs.

Sugiro que todos venham com botas ou tênis reforçados, calças compridas, chapéu e filtro solar. Não esqueçam também de carregar as suas baterias e descarregar os seus cartões de memória. Evitem também trazer excesso de equipamento, pois passaremos várias horas transportando os mesmos, além dos mantimentos.

No hotel nós teremos 18 quartos à nossa disposição, sendo 15 duplos e 3 de casal. Dos 18 quartos, 12 deverão ser totalmente liberados logo depois do café da manhã no dia 18. Os outros 6 permanecerão à nossa disposição até o retorno da cachoeira, para aqueles que quiserem poderem tomar um banho ou trocar de roupa. Nossas bagagens, no entanto, poderão permanecer no hotel até o retorno.

Um comentário: