segunda-feira, 19 de março de 2012

Água pura e gelada dos Payayás


Com 26 participantes (o mesmo número recorde da 10ª Jornada Fotográfica, realizada em setembro do ano passado na Vinícola Miolo), aconteceu nesse último final de semana a 15ª Jornada, na Cachoeira dos Payayás, município de Saúde (BA).

Depois de uma noite de pouco sono, por causa de um "show musical" realizado na porta do nosso hotel em Pindobaçú, acordamos cedo no domingo para percorrer o trecho de aslfalto e depois de terra que nos levaria até o início da trilha. Com muita disposição, apesar das subidas e descidas, caminhamos na mata fechada por mais de uma hora, clicando detalhes da vegetação e da paisagem variada que decorava o caminho. Uma vez no destino, o grupo rapidamente se espalhou pela área formada pela lagoa e pelos arredores, explorando as margens e a grande beleza do cenário com a cachoeira ao fundo.

A cachoeira estava quase seca, por causa da época de poucas chuvas, mas isso permitiu que uma parte do grupo alcancesse o local da queda e lá desfrutasse da água mais pura, gelada e refrescante da região, onde vários tomaram banho e nadaram livremente naquele cenário de cinema. Outro grupo preferiu ficar na parte mais rasa, e também se divertiu bastante enquanto aliviava o cansaço da caminhada e repunha as energias para operar as suas máquinas fotográficas.

Água, formações rochosas, vegetação, pequenos insetos e tudo que constitui o Parque Ecológico dos Payayás, onde fica a cachoeira, foram fotografados com grande empenho e entusiasmo pelos participantes da jornada, que retornaram para o almoço de final de tarde em Pindobaçú, comeram melancias doadas por feirantes da rua e finalmente regressaram para Petrolina, onde chegaram pouco depois das 20:00hs. Vamos agora aguardar a apresentação das fotos produzidas pelo grupo, que tenho certeza vai deixar muita gente com vontade de conhecer o local.

Um comentário:

  1. Mais uma bela Jornada!!!
    Um lindo lugar e arrodeado de pessoas maravilhosas...
    Valeu!!!

    ResponderExcluir