Foi provavelmente umas das nossas jornadas mais difíceis, por causa da duração, da dificuldade da trilha e também do sol escaldante, mas nada isso intimidou os 44 participantes dessa edição, um recorde absoluto em toda a nossa história.
Saímos de Petrolina às 7:15h em dois micro-ônibus e chegamos em Sobradinho, no pé da Serra Dez, onde está instalada a Usina Eólica Pedra do Reino, às 8:30h. Depois de uma breve explicação sobre os perigos e cuidados a serem tomados, iniciamos a subida às 8:45h.
No caminho acidentado, formado basicamente por rochas soltas distribuídas em grande quantidade sobre terra firme, caminhamos em direção ao topo da serra, aproveitando para apreciar as belas paisagens panorâmicas abrangendo a represa de Sobradinho e todo o entorno. Numa dessas paradas tivemos a companhia de uma jararaca que descansava embaixo de uma grande rocha.
Uma vez no topo, fizemos os registros da paisagem aberta e das torres da usina e iniciamos a descida pelo lado oposto, em direção ao Olho D'Água. Foi uma caminhada também difícil, por causa da mata fechada, do excesso de galhos secos e da vegetação rasteira com espinhos, que reduziu a nossa velocidade e machucou pernas e tornozelos descobertos.
Ao chegar no destino, pudemos apreciar uma grande quantidade de pinturas em rocha feitas pelos índios Tamoquins/Trukás, com mais de 8.000 anos de idade, em sítios de difícil acesso em ambiente bastante acidentado.
Depois de um breve descanso no local, retomamos o nosso caminho de volta, não menos árduo, e terminamos o trajeto às 14:30h, quase 6 horas depois do seu início. Estávamos todos exaustos, porém extremamente satisfeitos com a aventura, as belas paisagens observadas, as imagens colhidas e, como sempre, com os bons momentos de convivência com novos e antigos jornadeiros.
O dia terminou com um grande almoço no balneário Chico Periquito, em Sobradinho, nas margens do Velho Chico. Lá pudemos nos refrescar nas suas águas, conversar animadamente sobre as aventuras do dia, tomar a merecida cerveja gelada e descansar um pouco antes entrar nos ônibus para voltar para casa, onde chegamos por volta das 20:00h.
Aproveito para deixar registradas aqui as boas-vindas aos novos jornadeiros - foram 17 nessa edição -, dizer que todos ficaram encantados com a sua presença e também que esperamos revê-los nos nossos próximos encontros. Agradeço - e muito - aos nossos guias Bruno Kestering, Ítalo Cunha e Rikardo Barreto, que foram extremamente gentis, não mediram esforços para cuidar bem de toda a turma durante o dia e foram fundamentais para o sucesso dessa empreitada. Finalmente, deixo aqui registrado um agradecimento especial para o Alan Dist, jornadeiro idealizador desta jornada, e que contribuiu de forma significativa para o planejamento e bons resultados da mesma.
Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Acerte Paulo Afonso
Acerte Paulo Afonso é o nome do portal de informações sobre a cidade de Paulo Afonso (BA), gerido por Ana Paula Araujo e Klycinha Nascimento. Ana Paula e Nicollas Mateus (o Kalango do Sertão), foram os nossos guias e anfitriões durante a jornada lá realizada em novembro do ano passado. Agora, é com grata satisfação que vemos o resultado do nosso trabalho divulgado através do portal deles (para acessar é só clicar aqui). Obrigado mais uma vez e sucesso!
Convocação para a 36ª Jornada Fotográfica - Parque Nacional Serra da Capivara
A segunda jornada do ano acontecerá entre os dias 01 e 05 do próximo mês de março, no Parque Nacional Serra da Capivara (PI). Localizado a cerca de 350Km de distância de Petrolina, o parque é o maior conjunto de sítios arqueológicos do planeta. Pesquisas feitas na região o colocam entre os mais importantes do gênero em todo o mundo, e pesquisa lá feitas já serviram para mudar interpretações anteriores sobre a origem e a história do homem americano. Além dos sítios, distribuídos em área de grande extensão, o local que abriga variadas e belíssimas flora, fauna e formações geológicas, que pretendemos explorar durante os três dias de visita guiada ao parque (02, 03 e 04). A ida e a volta serão, respectivamente, nos dias 01 e 05, e a programação deverá ainda incluir uma visita ao imperdível Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, onde teremos a nossa base, e também à rústica e interessantíssima fábrica de cerâmica, nas proximidades do parque.
A sós com a natureza
Já estão disponíveis as fotos da última jornada de 2013, o acampamento realizado no Morro da Bandeira em Casanova (BA), no mês de dezembro. A seleção traz uma diversidade de amplas paisagens, formadas por areia, água, céu, nuvens, galhos secos e vegetação rasteira, compondo cenários de peculiar beleza totalmente isolados do contato humano. Um prato cheio para os olhos e as câmeras dos nossos jornadeiros, como vocês poderão atestar clicando aqui.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Com Delmiro Gouveia e o Kalango do Sertão
Já está disponível a seleção das imagens produzidas por 18 dos integrantes da jornada que se aventurou pela história e pela natureza de Paulo Afonso em novembro do ano passado. Confiram os temas e os enquadramentos originais dos nossos jornadeiros, que atestam com vigor e talento a importância cultural da cidade e do seu entorno. Para visualizar as 174 fotografias dessa edição, é só clicar aqui. Um agradecimento especial vai para o nosso guia Nicollas Mateus, mais conhecido como Kalango do Sertão. Parabéns a todos por mais essa etapa!
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Convocação para a 35ª Jornada Fotográfica - Serra Dez e Olho D'Água
Assinar:
Postagens (Atom)