domingo, 25 de março de 2012

Fotografia e cordel na feira do COHAB Massangano

Aconteceu ontem de manhã a primeira exposição do Jornadas Fotográficas no projeto Cultura nas Feiras, parceria da FUNDARPE com a Secretaria de Cultura de Petrolina. Além do público da feira, contamos também com a presença de vários jornadeiros, que foram até lá especialmente para prestigiar o evento, além da própria secretária de cultura do município, Roberta Duarte. Para as próximas edições, estamos pensando em novidades que irão proporcionar maior visibilidade e interação do público com o nosso trabalho. Aguardem!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dez mil

O nosso site estará atingindo, provavelmente ainda hoje, a marca das 10.000 visitas! Isso significa uma média de 770 acessos por mês, desde que ele foi levado ao ar em fevereiro de 2011. Parabéns para todos vocês que ajudaram a construir esse acervo com cerca de 1.000 imagens das 14 jornadas disponibilizadas no site até o momento. Vocês estão tornando o Vale do São Francisco e o sertão mais conhecido, bonito e desejado aos olhos dos nossos visitantes de todo o mundo. A eles, expresso também os meus agradecimentos pelo prestígio e consideração contidos nesses números.

terça-feira, 20 de março de 2012

Cultura nas Feiras


O projeto "Cultura nas Feiras", da FUNDARPE, realiza mostras e exibições artísticas de vários tipos (música, teatro, dança, fotografia, poesia etc) em feiras livres, como uma forma de promover a cultura de uma maneira original em todo o estado. Em Petrolina, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade, e abrange as feiras do COHAB Massangano, Ouro Preto, João de Deus e Areia Branca.

O Jornadas Fotográficas foi convidado para participar e a nossa primeira exposição acontecerá no próximo sábado, dia 24/03, entre 9:00 e 12:00hs, na feira do COHAB Massangano. Na ocasião, estarão sendo expostas 28 fotografias feitas por 8 participantes da 13ª Jornada Fotográfica, realizada em dezembro do ano passado na Ilha do Rodeadouro. Em seguida, essa mesma exposição será levada para as feiras do João de Deus (no dia 01/04), do Ouro Preto (no dia 08/04) e da Areia Branca (no dia 15/04).

Outras exposições para esse mesmo projeto estão sendo produzidas e serão exibidas nessas quatro feiras ao longo do semestre. Assim que os locais e as datas estiverem confirmados as informações serão divulgadas. Será uma excelente oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho e, também, para que a comunidade aprecie a nossa produção. Todos serão muito bem-vindos!

Aventura, fotografia e diversão

Na colagem acima, flagrantes de um dia repleto de aventura, fotografia e diversão na Cachoeira dos Payayás em Saúde (BA). Para ver detalhes, é só baixar a imagem em alta resolução clicando aqui.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Água pura e gelada dos Payayás


Com 26 participantes (o mesmo número recorde da 10ª Jornada Fotográfica, realizada em setembro do ano passado na Vinícola Miolo), aconteceu nesse último final de semana a 15ª Jornada, na Cachoeira dos Payayás, município de Saúde (BA).

Depois de uma noite de pouco sono, por causa de um "show musical" realizado na porta do nosso hotel em Pindobaçú, acordamos cedo no domingo para percorrer o trecho de aslfalto e depois de terra que nos levaria até o início da trilha. Com muita disposição, apesar das subidas e descidas, caminhamos na mata fechada por mais de uma hora, clicando detalhes da vegetação e da paisagem variada que decorava o caminho. Uma vez no destino, o grupo rapidamente se espalhou pela área formada pela lagoa e pelos arredores, explorando as margens e a grande beleza do cenário com a cachoeira ao fundo.

A cachoeira estava quase seca, por causa da época de poucas chuvas, mas isso permitiu que uma parte do grupo alcancesse o local da queda e lá desfrutasse da água mais pura, gelada e refrescante da região, onde vários tomaram banho e nadaram livremente naquele cenário de cinema. Outro grupo preferiu ficar na parte mais rasa, e também se divertiu bastante enquanto aliviava o cansaço da caminhada e repunha as energias para operar as suas máquinas fotográficas.

Água, formações rochosas, vegetação, pequenos insetos e tudo que constitui o Parque Ecológico dos Payayás, onde fica a cachoeira, foram fotografados com grande empenho e entusiasmo pelos participantes da jornada, que retornaram para o almoço de final de tarde em Pindobaçú, comeram melancias doadas por feirantes da rua e finalmente regressaram para Petrolina, onde chegaram pouco depois das 20:00hs. Vamos agora aguardar a apresentação das fotos produzidas pelo grupo, que tenho certeza vai deixar muita gente com vontade de conhecer o local.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Fotos da 14ª Jornada

As fotos da 14ª Jornada - Santa Maria da Boa Vista - já estão disponíveis. Para ver, é só clicar aqui. São cenas de um domingo tranquilo numa cidade pacata, com casas antigas coloridas, lazer e barquinhos na beira do rio e o registro de detalhes que confirmam: a cidade tem mesmo muita história para contar. Espero que todos gostem do resultado.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Informações sobre a 15ª Jornada


Seguem informações sobre a 15ª Jornada Fotográfica que será realizada nos próximos dias 17 e 18 de março, na Cachoeira dos Payayás, em Saúde - Bahia.

O nosso ônibus partirá no dia 17/03, sábado, às 15:00hs com destino à Pindobaçú, distante 175Km (~2 horas e meia) de Petrolina, onde pernoitaremos no Hotel Valmont. O nosso ponto de encontro, como de hábito, será em frente à Casa do Vinho, na orla de Petrolina. O restante do dia será usado de forma livre pelo grupo em Pindobaçú.

No dia seguinte, 18/03, domingo, nós iremos tomar café às 7:00hs no próprio hotel. Às 8:00hs em ponto nós embarcaremos num microônibus e numa van, que virão de Jacobina especialmente para nos apanhar e levar até o início da trilha que atravessa o Parque Ecológico dos Payayás, com destino à Cachoeira dos Payayás. Três guias também vindos de Jacobina nos acompanharão durante todo o percurso.

Quando descermos do microônibus e da van, nós iniciaremos um percurso de cerca de 1Km a pé por uma estrada de terra, até o início da trilha, e depois caminharemos por cerca de uma hora até chegarmos na cachoeira. A trilha não é difícil, mas é longa e às vezes estreita. Ela apresenta um certo aclive no início, mas depois se torna plana. Os guias que nos acompanharão estarão distribuídos de modo a manter todos sob vista o tempo todo, e se manterão um na frente, outro no meio e outro no final do grupo. Peço a todos que evitem se afastar e permaneçam sempre junto aos demais membros do grupo.

Uma vez na cachoeira, que fica num grande lago e oferece muitas possibilidades de fotografia, nós iremos permanecer lá por cerca de duas horas. Ao término desse tempo, nós faremos o caminho inverso e retornaremos ao hotel para fazer uma refeição, tomar um banho (quem quiser) e pegar as nossas coisas. É importante frisar que não há bares, restaurantes, quiosques ou qualquer outro lugar onde possamos nos abastecer de água ou qualquer tipo de alimento,  tanto no percurso quanto na cachoeira. Portanto, todos deverão trazer aquilo que irão consumir em suas respectivas mochilas, porém evitando excesso de peso, pois estaremos por nossa conta durante pelo menos 6 ou 7 horas. Eu estimo que deveremos chegar no hotel por volta das 15:00hs, e que estaremos saindo de Pindobaçú por volta das 17:00hs, com chegada em Petrolina prevista para as 20:00hs.

Sugiro que todos venham com botas ou tênis reforçados, calças compridas, chapéu e filtro solar. Não esqueçam também de carregar as suas baterias e descarregar os seus cartões de memória. Evitem também trazer excesso de equipamento, pois passaremos várias horas transportando os mesmos, além dos mantimentos.

No hotel nós teremos 18 quartos à nossa disposição, sendo 15 duplos e 3 de casal. Dos 18 quartos, 12 deverão ser totalmente liberados logo depois do café da manhã no dia 18. Os outros 6 permanecerão à nossa disposição até o retorno da cachoeira, para aqueles que quiserem poderem tomar um banho ou trocar de roupa. Nossas bagagens, no entanto, poderão permanecer no hotel até o retorno.

Entrevista na Rádio Jornal de Petrolina

Com a ajuda do amigo Cristiano Almeida, já está disponível o arquivo com o áudio da entrevista que eu concedi para a Rádio Jornal de Petrolina em fevereiro último. Com duração de cerca de 10 minutos, ela aborda os objetivos, a estrutura e o funcionamento do nosso projeto. Peço desculpas apenas pela voz rouca e um pouco distorcida, pois eu estava muito gripado e concedi a entrevista pelo celular, enquanto estava em Recife. Uma correção: quando eu cito 2009, na verdade estou me referindo à 2010, ano em que surgiu a idéia e aconteceu a 1ª Jornada Fotográfica. Para ouvir é só clicar aqui.