terça-feira, 31 de maio de 2016

Um dia lindo


Por Paula Martins.

No domingo, dia 22 de maio às 7:20 da manhã, partimos para a 58ª Jornada Fotográfica, que acontecera a 60 km de Petrolina, em Poço de Fora no distrito de Curaçá. Éramos em torno de 20 pessoas, animadas e ansiosas para os novos registros, no total. Saindo da rodovia, que liga Juazeiro à Uauá, chegamos a um povoado simples e pacato do sertão.

O primeiro ponto escolhido para os primeiros cliques foi à trilha para o Cruzeiro, trilha tão temida por alguns ... rsrsrsrs. Porém, a subida não desanimou ninguém, e a beleza da caatinga atraiu todos... Ahhhhh a caatinga, suas cores, seu cheiro, texturas, todos se fascinavam e a diversão foi garantida. Chegando ao alto da Serra, no Cruzeiro, tivemos uma bela paisagem do pequeno povoado e ao retornar à trilha chegamos até o outro ponto conhecido, o Poço Grande, este formado por uma barragem no pé da Serra. A composição da água na paisagem deu um charme ainda maior nas fotografias dos jornadeiros e os mais corajosos se aventuraram com um belo mergulho para refrescar!!!

Após o refrescante banho, para alguns, nos reunimos para um belo almoço com uma deliciosa comida típica do sertão e é claro, aquela cervejinha para os mais corajosos. As pessoas do povoado foram muito receptivas e curiosas com cada registro nosso no vilarejo.  Durante a tarde o grupo se espalhou pelo povoado, procurando por mais belos cliques e tentando conhecer mais um pouco das histórias e belezas da região.

Os últimos registros foram ao pôr do sol e após ele, fomos convidados a tomar um belo café e desfrutar de um belo queijo de cabra. E foi com um dia lindo desse, cheio de sorrisos e fotografias, que nos despedimos rumo à Petrolina.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Muito obrigado, Júnior!

video

video

Quando eu estive em Poço de Fora, sozinho, no dia 21 de abril, para conhecer o local e preparar a Jornada que iria acontecer no dia 22 de maio, eu fiz contato com o Paulinho, dono de uma mercearia, que me atendeu muito gentilmente e me forneceu divresas informações sobre o povoado e as suas atrações. Além disso, ele me colocou em contato com Félix Júnior, cuja ajuda seria fundamental na organização da Jornada propriamente dita, propondo roteiros, providenciando local para o nosso almoço e, finalmente, nos recepcionando e nos acompanhando morro acima, morro abaixo e dispensando toda atenção ao nosso grupo durante a visita.

Não bastasse isso, que já seria motivo para os mais entusiasmados agradecimentos, o Júnior resolveu também nos brindar com dois vídeos. No primeiro, com duração de 1m41s, ele apresenta imagens que ele fez dos jornadeiros em ação na trilha do Cruzeiro e também no Poço Grande. No segundo, de 2m57m, ele faz uma retrospectiva muito interessante, mostrando o Poço Grande em condição de seca e de chuva, e como isso afeta radicalmente a paisagem e o uso do local. Por último, ele conclui com uma referência à nossa visita e dedica o vídeo ao nosso grupo. 

Júnior, o prazer foi todo nosso. Todos do grupo, sem exceção, voltaram encantados com Poço de Fora e a hospitalidade dos seus moradores. Por isso, deixo aqui em meu nome e de todos do grupo, o nosso profundo e sincero agradecimento para você e também para o Paulinho. Sem a ajuda de vocês esta Jornada não teria alcançado o sucesso que teve. Um forte abraço para vocês e todos os habitantes de Poço de Fora com os quais tivemos o privilégio de interagir naquele domingo.

domingo, 29 de maio de 2016

Trabalho, fotografia e bode assado


 Nem parecia uma manhã de sábado, véspera do Dia do Trabalho, com tanta gente circulando e trabalhando as ruas do centro de Juazeiro. Mas foi exatamente lá que, entre 9:00h e 12:30h, dez jornadeiros circularam em grupos e sozinhos em busca dos melhores ângulos para registrar tudo o que estivesse relacionado com o Trabalho.

Enquanto uma parte caminhou em direção à orla, outro grupo se dirigiu mais ao centro. E não faltaram vendedores, garçons, carregadores, sapateiros, ambulantes, lavadores de carro, moto-taxistas, garis e tantos outros profissionais que se dispuseram a ficar na frente das nossas lentes. Caminhamos, entramos em lojas, conversamos com todos eles e pudemos, acreditamos, dar o nosso testemunho sobre uma cidade trabalhadora e profissionais dedicados ao que fazem.

Um pouco antes das 13:00h nos dirigimos ao restaurante Papa's Bode Assado, também no centro de Juazeiro, onde incorporamos familiares e amigos ao grupo para um grande e divertido almoço de confraternização. O grupo foi pequeno mas o prazer da fotografia e do encontro com os amigos foi o mesmo de sempre!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Convocação para a 58ª Jornada Fotográfica - Poço de Fora (Curaçá)

Poço de Fora é um distrito de Curaçá localizado a cerca de 60Km de Petrolina, na estrada que liga Juazeiro à Uauá. Trata-se de um pequeno e pacato povoado, onde encontramos alguns destinos de interesse. Entre eles, o conhecido Poço Grande, onde existem algumas pinturas rupestres, a represa, a Lajinha, a pequena e antiga capelinha e também duas trilhas que conduzem até o topo da serra que fica atrás da cidade.

O roteiro ainda não está totalmente pronto, o que acontecerá nos próximos dias e com o auxílio de um guia da região, mas a ideia é passarmos o domingo lá, aproveitando várias destas atrações. Nós partiremos no dia 22, domingo, às 7:00h da manhã. O retorno deverá acontecer no final da tarde deste mesmo dia. Nós almoçaremos por lá mesmo, e se possível ainda aproveitaremos um pouco do tempo para fotografar o povoado e os seus habitantes. Para mais informações, clique aqui.