domingo, 24 de março de 2013

Fotos da 25ª Jornada, Festa de São Gonçalo

As 100 fotos dessa edição mostram uma festa de caráter popular e religiosa que, apesar de comum na região, é celebrada com grande vigor e atrai participantes de todas as partes, assim como a curiosidade dos passantes e de vizinhos. Dos detalhes dos músicos que animam a festa, até as coreografias que se alternam durante o dia de festa, passando pelas expressões de contentamento e êxtase, sem deixar de lado a grande refeição que supre toda essa energia, está tudo registrado pelos olhos e lentes dos nossos fotógrafos. Quem não nunca viu certamente vai ficar interessado em conhecer e quem sabe até arriscar uns passos. E quem já conhece vai prontamente se identificar com a música frenética, as danças e o clima de hospitalidade, fraternidade e alegria que são característicos da festa. Bom proveito para todos, e Viva São Gonçalo!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Convocação para a 26ª Jornada Fotográfica - Canudos


A 26ª Jornada irá acontecer nos próximos dias 29, 30 e 31 de março, sexta (feriado), sábado e domingo da Semana Santa, e terá como destino a cidade de Canudos na Bahia.

Famosa pelo conflito acontecido nos últimos anos do século XIX entre o exército brasileiro e os integrantes de um movimento popular de caráter religioso e social liderado por Antônio Conselheiro, ele tornou-se marco na história Brasil e provocou a morte de cerca de 25.000 pessoas, entre sertanejos, escravos e soldados.

A cidade oferece várias opções para os turistas que queiram conhecer a sua história e as suas atrações naturais, e por isso nós partiremos na manhã da sexta-feira, dia 09/03, retornando apenas na tarde do dia 31/03, domingo. A intenção é aproveitar a tarde da sexta, sábado o dia inteiro e também a manhã do domingo para explorar os roteiros, parques, mirantes e memoriais do lugar.

Viva São Gonçalo!

Foi um dia intenso. A música e a dança começaram por volta das dez horas da manhã e continuaram quando deixamos o local, conhecido como Santa Rita, perto do povoado da Tapera, na zona rural de Petrolina, no final da tarde. A única parada aconteceu na hora do almoço, quando todos se serviram dos grandes panelões de comida (arroz, macarrão, bode, porco etc) preparados no fogo de chão pela dona da casa que oferecia a festa e suas assistentes. Entre músicos, dançarinos, convidados, parentes e pessoas da vizinhança, eram seguramente mais de 100 os participantes dessa grande festa popular de caráter religioso de grande importância local. Fica aqui o nosso muitíssimo obrigado ao Wellington, que organiza e conduz as festas, à dona da casa que nos recebeu gentilmente e a todos que se deixaram fotografar sem ressalvas. No final, a música e a dança arrastaram vários jornadeiros que, depois de muitos cliques, largaram as suas máquinas e se juntaram à roda numa coreografia de movimentos rápidos e alegres, ao som frenético da viola e da sanfona, entre outros instrumentos. Diversão completa num dia de sábado nas margens do Velho Chico.