segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jornadeiros em ação!

Para quem nunca participou mas sempre teve curiosidade em conhecer, já está disponível o filme de Leonardo Ramos sobre as Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco. Feito durante a 22ª Jornada, realizada na Chapada do Araripe em outubro de 2012, o filme mostra a dinâmica de uma jornada, com os seus deslocamentos, as suas aventuras e as suas interações, e ainda traz depoimentos de vários participantes além de fotos produzidas pelo grupo. Trata-se de uma chance ímpar para conhecer um pouco mais e se familiarizar com o nosso grupo e o nosso projeto. Para quem já conhece e participa, é uma chance de reviver bons momentos e rever amigos. Para quem não ainda conhece ou não participa, talvez o motivo que faltava para se juntar ao grupo.

Convocação para a 25ª Jornada - Festa de São Gonçalo


A primeira jornada do ano acontecerá no próximo dia 09 de fevereiro, sábado, numa Festa de São Gonçalo que será realizada no Povoado da Tapera, na zona rural de Petrolina.

A Festa de São Gonçalo é muito antiga e tradicional na região e deriva de uma celebração similar realizada em Portugal. Nela, a pessoa que alcança uma graça abre as portas de casa e oferece muita comida, música e dança para passantes e convidados ao longo de um dia inteiro. A música e a dança, em particular, são bem características, com um ritmo frenético e marcado e uma coreografia organizada em ciclos, conduzida por uma equipe contratada mas que envolve a maioria dos presentes. Trata-se de uma celebração com certeza digna de ser fotografada, e compatível com os objetivos do nosso trabalho.

Nós iremos em vans alugadas, que partirão da Praça do Centenário (ao lado da Igreja Matriz) no próximo sábado (dia 9/2) às 8:00hs. O retorno acontecerá às 17:00hs desse mesmo dia.

Os interessados em participar deverão enviar email em resposta à presente mensagem solicitando inscrição, a fim de garantir a sua vaga na van. Eu ainda não tenho o custo da mesma, mas deverá ficar entre R$10,00 e R$20,00 por pessoa (ida e volta), dependendo do número de participantes. Se alguém quiser ir de carro ou de moto também poderá fazê-lo, mas eu não conheço as condições do trecho de terra (serão cerca de 8Km depois do término do asfalto) e portanto não posso recomendar essa forma de transporte.