terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição Mês da Consciência Negra

Continua até o final desse mês a exposição organizada pelo professor Euriclésio Sodré, da UNIVASF de Juazeiro, em homenagem ao Mês da Consciência Negra que está sendo comemorado em todo o Brasil. Seis jornadeiros ofereceram as suas contribuições, retratando diversos momentos da vida e da cultura dos afro-descendentes em nosso território. Vale a pena conferir.

Evandro Teixeira e a Jornada Fotográfica

Evandro Teixeira, ícone da fotografia brasileira, fotógrafo do Jornal do Brasil por quase 50 anos e um dos maiores nomes do fotojornalismo nacional, com diversos livros publicados, vários deles inclusive com a temática do nordeste e do sertão, ministrou palestra no último sábado, dentro da programação do II ECOVALE - Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, realizado pela UNEB em Juazeiro.

Um auditório lotado ouviu atentamente as histórias contadas por Evandro e assistiu com grande interesse e admiração as fotos por ele projetadas, um resumo da sua extensa e extraordinária carreira. No final, o grupo de jornadeiros que lá esteve para prestigiar o evento posou para a foto acima, juntamente com o grande mestre. Esbanjando simpatia, Evandro Teixeira nos honrou ao vestir o nosso chapéu e exibir a nossa logomarca.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mesa-redonda no II ECOVALE

Amanhã, dia 18/11, eu estarei participando do II ECOVALE - Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, um evento organizado pelo curso de Comunicação Social da UNEB em Juazeiro. A sessão, uma mesa-redonda que terá início às 14:00hs, irá discutir as experiências fotográficas dos participantes, em especial aquelas relacionadas com o Vale do São Francisco. Por isso, eu farei uma apresentação sobre o Jornadas Fotográficas, abordando um pouco da sua história, dos seus objetivos, do seu funcionamento e dos resultados alcançados até o momento. Será uma boa oportunidade para divulgar o projeto e atrair novos interessados. Para quem tiver curiosidade, os slides que eu irei usar estão disponíveis aqui.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fotos da 11ª Jornada

Com 148 imagens selecionadas entre as produções de 20 dos 24 fotógrafos participantes da 11ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco, realizada nos dias 29 e 30 de outubro em Caboclo, já está disponível a página que ilustra a diversidade e a sensibilidade dos olhares do nosso grupo sobre esse local que é ao mesmo tempo tão singelo e tão rico (para acessar, é só clicar aqui).

As fotos contam a história de um povoado antigo, que é encontrada com facilidade na fachada das casas, nos detalhes da igreja, no rosto e nas expressões dos mais idosos e no museu que guarda com carinho objetos e documentos históricos. Mas, também, elas contam a história de uma cultura rica e viva e de um trabalho de resgate e preservação que se manifesta nas tradições celebradas na Festa do Tamarindo, nas crianças que vibram de forma incessante com a festa e a movimentação das pessoas, e nos visitantes que vem de todas as partes, proporcionando um farto material para as lentes dos nosso fotógrafos. Não bastasse isso, a região ainda oferece encantadoras paisagens, trilhas e lagoas que desafiam a noção de sertão e caatinga.

Tenho certeza que todos irão se surpreender e vibrar com as descobertas do nosso grupo, agora disponibilizadas para que um público ainda maior possa também conhecer e se emocionar com a história, os habitantes e as atrações de Caboclo. Muito obrigado a todos e até a próxima!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Implacável

Para enfrentar o sol implacável que nos acompanha nas jornadas diurnas, nada melhor do que um confortável chapéu que oferece ampla proteção nas laterais e também nas costas, e é feito de tecido maleável para não atrapalhar o uso da máquina fotográfica. Adquirido por mim no Mercado São José em Recife, e decorado com uma bela logomarca personalizada, criada e impressa pelo jornadeiro Maurício André, ele já pode ser visto na região, circulando nas cabeças dos fotógrafos mais animados e dispostos de todo o Vale do São Francisco!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Exposição no I Simpósio de Práticas Integrativas

Caso alguém não tenha tido a oportunidade de estar no Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro para prestigiar a nossa exposição coletiva, seguem acima algumas imagens do local. O jornadeiro e coordenador da exposição foi o Tiago Alves Calábria, que também concedeu entrevista para a TV São Francisco. Para assistir, é só clicar aqui. O release que eu preparei para a exposição segue reproduzido:

CULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

As imagens da presente exposição foram produzidas por participantes do projeto Jornadas Fotográficas do Vale do são Francisco (www.jornadasfotograficas.com.br) e tem como tema manifestações culturais e representações do patrimônio cultural material e imaterial localizado em Petrolina, Juazeiro e no Vale do São Francisco de uma forma geral. Muitas dessas imagens foram feitas nas saídas mensais realizadas pelo grupo, outras foram produzidas de maneira isolada pelos participantes do projeto. De uma forma geral, elas revelam a diversidade e a riqueza da cultura regional, que pode ser identificada em eventos tradicionais, como é o caso da Missa do Vaqueiro e do São Gonçalo, mas também incluem a arquitetura regional, a religiosidade do Candomblé, o estilo de vida das comunidades rurais, como é o caso da Ilha do Massangano, a música e a dança, como por exemplo o Samba de Véio, além de flagrantes da espetáculos teatrais e outras produções artísticas registradas pelas lentes dos nosso fotógrafos. Através do olhar atento de cada um deles, a nossa observação se torna mais apurada, as nossas emoções se manifestam de forma mais evidente e o sentimento que fica é de que a cultura é pedra fundamental na vida cotidiana e na história do Vale do São Francisco.

Em meu nome e também de todo o grupo, eu gostaria de agradecer ao Tiago pelo convite, pelo empenho e carinho na montagem e na coordenação da nossa quarta exposição e também pela entrevista concedida à televisão. Me senti orgulhoso em ver o nosso projeto sendo divulgado com entusiasmo e propriedade pelo Tiago, e tenho certeza que os demais amigos das Jornadas sentiram (ou sentirão) a mesma coisa. Parabéns Tiago, parabéns participantes de mais essa mostra do nosso trabalho!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Convocação para a 12ª Jornada

A 12ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco será realizada no próximo dia 27 de novembro (domingo) no município baiano de Pindobaçú, distante 175Km de Petrolina, na região de Senhor do Bonfim. Nosso objetivo será fotografar a represa e o seu entorno, que são de grande beleza natural, com características de mata tropical. O clima é ameno e, ao longo do rio que forma a represa, as belas paisagens irão certamente encher os nossos olhos e os sensores das nossas máquinas fotográficas.

A saída acontecerá em frente à Casa do Vinho, na orla de Petrolina, às 7:00hs, com previsão de chegada na represa às 9:30hs. O retorno para Petrolina está previsto para às 17:30hs, com chegada por volta das 20:00hs. Nesse meio tempo iremos visitar a barragem da represa, alguns trechos mais distantes do rio que a forma, e também a cidade de Pindobaçú , onde almoçaremos.

O custo do microônibus que nos transportará nesse dia será rateado entre os participantes, como de hábito. Garanta logo uma das 28 vagas disponíveis, enviando o seu nome, endereço de email e telefone para contato@jornadasfotograficas.com.br.